Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

16 de julho de 2012

Vêm aí os Piratas


São a novidade no panorama partidário alemão. No início, ninguém os levou a sério, pois formaram-se tendo, como único objetivo, a liberdade total na internet: tudo deve poder ser copiado, transferido e partilhado. Quando, em 2011, conseguiram lugares no parlamento regional de Berlim, muita gente se perguntou como é que um partido com tão pouca consistência e, praticamente, sem organização, podia ir tão longe.

Os próprios Piratas se surpreenderam e tentaram desenvolver algo que se parecesse com um programa. À liberdade total na net, juntaram, por exemplo, a legalização de todas as drogas e transportes públicos gratuitos. Como, porém, ainda lhes falta consistência, no seu site, qualquer pessoa, mesmo anónimos, pode dar ideias, colaborando no aperfeiçoamento do partido.

A falta de alicerces não impediu que, entretanto, conseguissem votações entre os 7% e o 9% noutras eleições regionais, que lhes proporcionaram lugares parlamentares em mais três Länder: Renânia do Norte-Vestefália, Saarland e Schleswig-Holstein.

Sinais dos tempos? Os Piratas vão-se organizando internacionalmente, também em Portugal existe o Movimento Partido Pirata Português, à procura das 7.500 assinaturas necessárias para a fundação oficial do partido, o PPP.

Qualquer dia, somos todos piratas…




4 comentários:

NLivros disse...

Olha, eu acho que aderia.

Bartolomeu disse...

Provávelmente, é esse o futuro da humanidade, Cristina; a pirataria.
Ou seja, passarmos a piratear-nos uns aos outros, sem que haja retaliações por isso.
Talvez uma forma inovadora e... quem sabe, equilibrada de tornar a sociedade viável. Uma forma de troca, sem lucro. Uma coisa na base do: eu parateio-te, tu pirateias-me eles pirateiam-nos, nós pirateamo-los... e por aí fora.
;)))

JoZé disse...

Mas este mundo não está já cheio de partidos políticos com piratas a bordo?!

Cristina Torrão disse...

Bem, estes, pelo menos, não tentam disfarçar... ;)