Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

26 de dezembro de 2012

Os cavalos também se abatem

Escola do Cavalo

 Em 2012 já foram abatidos 2.803 cavalos, quatro vezes mais do que o ano passado. Não se sabe quantos, mas a crise também já levou criadores a matar animais da raça puro sangue lusitano. "Neste momento, há uma série de criadores que por causa da crise e porque não os conseguem escoar preferem fazer uma seleção e mandar abater alguns dos animais".


Dão-me licença?
Podem dizer-me que a crise dá preocupações mais importantes aos portugueses. Mas eu, deste pequeno artigo, saliento duas conclusões que me põem muito triste:

1 - Mesmo sem crise, são abatidas centenas de cavalos por ano.

2 - Os criadores talvez criem mais cavalos do que o que seria aconselhável, pondo o lucro à frente do bem-estar dos animais. Um planeamento mais cuidado poderia evitar abates.

É tudo. Obrigada pela atenção!


6 comentários:

NLivros disse...

Desconhecia isso.
É estranho!

Vespinha disse...

Que notícia HORRÍVEL!

Cristina Torrão disse...

Estranho e horrível, sem dúvida. Mas parece estar a passar despercebido. E, se a situação, este ano, já não pode ser modificada, urge tomar medidas para o futuro!

Bartolomeu disse...

Mas se alguem tentar adquirir um desses cavalos destinados ao abate por um valor "low-coast", não tem sorte nenhuma. O que me leva a crer que no meio desta estória, ha uns quantos fardos de feno estragado...

Cristina Torrão disse...

Sem dúvida! Mais um negócio de contornos obscuros. E o facto de, no meio, se encontrarem seres vivos inocentes, torna-o muito grave.

nel disse...

Não podia concordar mais com aquilo que estás a dizer.