Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

8 de setembro de 2013

Batatas pela Merkel


Todos conhecemos os “presentes” que os partidos em campanha eleitoral tanto gostam de oferecer aos potenciais eleitores: esferográficas, sacos de plástico, lenços, bandeiras, bonés, aventais, etc. Pois ontem, no meu passeio pelo centro de Stade, a pequena cidade onde habito, no Norte da Alemanha, os representantes do partido da Merkel ofereceram-me... batatas!


Um quilo de batatas da região, embaladinhas e tudo, a qualquer pessoa que mostrasse interesse pela banca da CDU (União Democrata-Cristã). Na etiqueta, onde, no supermercado, podemos normalmente ler o nome da firma produtora, o país de origem, assim como a qualidade de batata, apresenta-se-nos uma fotografia do candidato a deputado pelo círculo eleitoral de Stade (um pouco engelhada, devido às características do pacote).

 
A CDU está bem lançada para ganhar as eleições, nas sondagens, atinge cerca de 41%, enquanto o SPD se fica pelos 27%. O problema é que o partido liberal FDP, parceiro de coligação da CDU, vai muito fraquinho, chegando a estar em perigo a barreira dos 5%, o mínimo obrigatório para atingir representação no Bundestag, o Parlamento alemão. Mas também os Socialistas, coligados com os Verdes (Die Grünen) poderão ter problemas em atingir a maioria absoluta.

Veremos, a 22 de setembro!


5 comentários:

Sara disse...

Pelo menos oferecem qualquer coisa de útil...

cumps :)

fallorca disse...

Ora, batatas

Cristina Torrão disse...

É verdade. E as batatas são boas :)
Mas estou ilibada de culpas, se a Merkel ganhar. Sendo portuguesa, nem sequer voto ;)

Bartolomeu disse...

Por cá não arriscam, Cristina. Temem que o pessoal abra a embalagem e desate a atirar as batatas ao candidato. Se fossem tomates, isso então era garantido!

Cristina Torrão disse...

Se bem que as batatas sempre podem causar uns "galitos" :)