Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

23 de setembro de 2013

O Defunto


Nada como a leitura de um dos mestres para desopilar. Este conto de Eça de Queirós, disponível gratutitamente em formato digital no Projecto Adamastor, é uma pequena maravilha. O tema não é comum, em Eça, pois trata-se de um, digamos, conto histórico, situado no ano de 1474, no reino de Castela. «Um cavaleiro moço, de muito limpa linhagem e gentil parecer», D. Rui de Cardenas, herda, de um tio arcediago, moradias e uma horta na cidade de Segóvia. A casa fica «ao lado e na sombra silenciosa da igreja de Nossa Senhora do Pilar» e em frente do «escuro e gradeado palácio de D. Alonso de Lara, fidalgo de grande riqueza e maneiras sombrias, que já na madureza da sua idade, todo grisalho, desposara uma menina falada em Castela pela sua alvura, cabelos cor de sol-claro, e colo de garça real» (eu acho esta escrita simplesmente deliciosa).

Ora, D. Rui de Cardenas, o cavaleiro de «gentil parecer», apaixona-se perdidamente por D. Leonor, «a tão falada e formosa mulher do senhor de Lara». D. Leonor vive muito recolhida, a única saída que o esposo lhe permite é a ida à igreja da Nossa Senhora do Pilar, a mesma que D. Rui de Cardenas frequenta.

Ao desconfiar que o cavaleiro moço cobiça a sua formosa esposa, o fidalgo de Lara constrói-lhe uma cilada, a fim de o matar pelo próprio punho. Mas D. Rui de Cardenas recebe ajuda de um lado nada típico na obra queirosiana: do Além, através de um defunto, cujo cadáver apodrece numa forca.

Há uma fina ironia que atravessa todo o conto, o que o torna ainda mais genial e aprazível de ser lido. São apenas 34 páginas, em formato EPUB, e pode-se descarregar aqui.

O Projecto Adamastor dedica-se à criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição. Além de Eça de Queirós, há Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Florbela Espanca e outros. As obras podem ser descarregadas para eReaders, Tablets, Smartphones, etc.





10 comentários:

Bartolomeu disse...

Não consigo descarregar...

Cristina Torrão disse...

Tentaste descarregar para onde?
(nota: o Windows, normalmente, não consegue ler documentos em formato EPUB).

Bartolomeu disse...

então é isso... esta coisa de saber somente ligar e desligar o pc, é no que dá...
;))

Cristina Torrão disse...

O formato EPUB adequa-se a Kindles, Kobos e outros "eReaders" do género, ou iPads e Smartphones. No Windows, é preciso um programa especial.
(Eu também não percebo muito disso, mas tenho cá em casa quem perceba ;))

Bartolomeu disse...

És uma escritora cheia de sorte!

Cristina Torrão disse...

Bem, como escritora, não tenho tido muita sorte (acho eu).
Na vida privada, sim ;)

João Raposo disse...

Neste artigo existem informações e ligaçoes para vários leitures no windows: http://www.nextofwindows.com/top-5-epub-reader-for-windows-7/

Eu tenho 2 ou 3 e o FB reader não é mau.

Já agora há vários sites que disponibilizam obras gratuitas digitalizadas em português. Já fiz download de Pessoa, Saramago,Machado Assis, António Vieira, Cervantes, etc, etc.
Em inglês encontram-se milhares. Batará fazer pesquisa por e-book free.

Cristina Torrão disse...

Obrigada, João :)

Vampiregrave disse...

Para ler os eBooks do Projecto Adamastor necessita de software adequado. Os mais utilizados são o Adobe Digital Editions e o Calibre, mas existem dezenas de programas do género, incluindo plugins que permitem a leitura de ficheiros EPUB no browser.

Cristina Torrão disse...

Obrigada, Ricardo :)