Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

24 de março de 2014

A Citação da Semana (1)

«Devemos ser orgulhosos do nosso valor e respeitar o dos outros».

Sully Prudhomme (poeta francês, primeiro Prémio Nobel da Literatura)


2 comentários:

Bartolomeu disse...

Eis uma frase que poderá conduzir-nos a caminhos muito estreitos, tão estreitos, que poderemos ficar enredados neles, sem nunca podermos de lá sair.
Vejamos; "orgulho"; "valor"; "respeito" e... "os outros". Para solucionar este "problema", penso que falta na frase do Sr. Prudhomme (à uns anos, a baliza do Benfas "O Glorioso" era defendida por um Belga chamado Michel Preud'homme) uma palavrinha; ou seja, uma Grande palavra, que de tão grande que é, sendo pequena, nos abarca a todos e nos iguala. É essa palavra, humildade. Ou então, não, e isto afinal é tudo a fingir... um eterno e incomensurável carnaval.
;) ;) ;)

Cristina Torrão disse...

Ora bem, Bartolomeu, eu penso que o respeito pelo talento dos outros já exprime humildade. É isso que penso que falta muito, esse respeito. Não devemos achar que somos os melhores do mundo. Mas, na minha opinião, nada impede que nos orgulhemos do nosso talento e da nossa obra, se realmente tivermos a humildade de aceitar que não somos os únicos seres iluminados à face da Terra ;)