Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

16 março 2015

A Citação da Semana (52)

«Olha para dentro de ti! No teu interior, existe uma fonte que nunca seca, se fores bom cavador».

Marco Aurélio


9 comentários:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Saiba lidar a metáfora, gentil será.

Este exemplo e aprimoramento de um romano (inserido contexto) a conquista do império; claro a filosofia básica o ensinamento trivial a boa índole.

Bartolomeu disse...

Atualmente existem máquinas que olham para dentro das pessoas, geralmente, por motivos nada bons. Mas não me consta que já alguma tenha descoberto... uma fonte. Bom, em boa verdade, 75% daquilo que compõe o corpo humano... é água. Portanto, é obvio que em cada pessoa deverá existir uma fonte; uma vêz que cada um de nós não anda ligado à rede de abastecimento de água. Agora... a parte do bom cavador é que não estou a atingir... será que o Marco, (Marquinho para os amigos) se enganou e quis dizer, encavador? Acho que assim fará mais lógica. Ou não...

Cristina Torrão disse...

Bem, Bartolomeu, eu entendo no sentido de que será preciso cavar, ou escavar, quando uma fonte seca, à procura de nova nascente. Nesse caso, será cavador, ou escavador. Ou seja, podemos pensar muitas vezes que a nossa fonte secou, mas tornaremos a encontrar a nascente da nossa energia, se arranjarmos ânimo para escavar de novo, no sítio certo - sem segundos sentidos ;)

Bartolomeu disse...

Tens toda a razão Cristina; devemos deixar-nos conduzir exclusivamente pelos sentidos. Mas nessa matéria, estás em vantagem porque possuis 6 e eu, somente 5. ;)

Cristina Torrão disse...

Ora, mas os teus 5 são mesmo muito apurados :)

Bartolomeu disse...

;) Tem dias... ;)

Henrique ANTUNES FERREIRA disse...

Cristinamiga

Antes do mais, obrigado pela teu visita e comentário. A Travessa e eu ficámos felizes.

Quanto ao Marco Aurélio espero que não seja o do PSD, se for está a panela esturrada e o caldo entornado...

Qjs goeses

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Claro Bartolomeu (outra possível a máxima) 'fonte' a nunca secar está para vida de modo a ser regada, segundo perspectiva humana em gerar, sêmen.

Interessante na adolescência estuda-se Gregório Mendel e, naquela altura a genética passa-nos exigida qualificação a entendermos quão complexo tema a hereditariedade.

Bartolomeu disse...

Ora aí está, Cláudia, um raciocínio que me tinha "passado ao lado". Pois é verdade minha amiga, esquecemos com frequência a questão da herediteriedade, relacionamo-la diretamente com a paternidade e a maternidade, quanto muito... mas, o que está para trás e que na realidade é também o que está para vir, não pensamos sequer nele.