Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

30 de junho de 2015

Chamem a Polícia!



Ameaças não são um bom método educativo. Na verdade, são um sinal de desespero dos pais, que resolvem delegar responsabilidades. Foi a discussão que se gerou à volta de um apelo que a Polícia da cidade alemã de Hagen fez a todos os pais no Facebook. Reza assim (tradução minha):

«Parem, por favor, de dizer aos vossos filhos que os vamos buscar, se eles não se portarem bem! Os vossos filhos devem vir ter connosco, caso algo lhes meta medo… em vez de ter medo de nós!»

Uma enfermeira aproveitou a discussão gerada na mais famosa rede social para se meter ao barulho, anunciando que, no hospital em que trabalha, ouve muitas vezes os pais ameaçarem: «Se não te portares bem, vem aí a senhora enfermeira e dá-te uma pica!» A enfermeira lamenta que se criem medos desnecessários nas crianças que ela, transformada na má da fita, apenas pretende ajudar.


2 comentários:

NLivros disse...

De facto isso é curioso.

Eu nunca usei de tal com os meus filhos. Quando se portam mal basta-me fazer determinado voz para os por na linha.

Mas o teu texto fez-me lembrar o que a minha mãe me dizia quando era miudo: "se não te portas bem vou chamar o velho".

Nunca soube que velho era esse e curiosamente associo-o ao filme Jeepers Creepers, pelo menos era essa a imagem que eu tinha e recordo-me de quando vi o primeiro filme, me ter recordado das ameaças da minha mãe.

Beijinho!

Cristina Torrão disse...

Ainda assim, ela não te pôs com má imagem da polícia e das enfermeiras e médicos em geral ;)
A mim ainda me chegaram a falar do homem do saco, acho que uma vez até vi uma imagem de um homem mau que metia num saco as crianças que se portavam mal e levava consigo. Cheguei a ter pesadelos com ele...