Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

9 de julho de 2015

A Minha História com Bob




É óbvio que este livro não tem um alto valor literário. Mas cumpre um dos pressupostos exigidos por quem se dedica à literatura: ensina-nos algo. Não somos os mesmos depois de o lermos. Ele não se restringe a narrar a amizade entre um homem e um gato. Aprendemos, acima de tudo, como vive um sem-abrigo, viciado em drogas, que tenta ganhar dinheiro fazendo música de rua (numa primeira fase, nem isso conseguia). E eu nunca mais vou olhar para um músico de rua da mesma maneira.

Os livros também servem para nos darem a conhecer formas de vida, com as quais, de outro modo, dificilmente, ou nunca, entraríamos em contacto. Para isso, não é preciso escrever uma obra literária. É preciso publicar algo com pés e cabeça, um texto bem estruturado, que nos transmita experiências, sentimentos e sensações. E que seja honesto!

Este é um livro sobre a solidão, sobre a indiferença pura e dura, sobre o desprezo em relação a alguém que não se enquadra nos nossos padrões de vida, um desprezo que só é possível aguentar sob o efeito de drogas.

«A vida na rua rouba-nos a dignidade, a personalidade e... no fundo, tudo. Deixamos de existir para tudo e todos. Um sem-abrigo é invisível para os seus semelhantes».

Penso que a grande vantagem deste livro é a honestidade. O autor, que não o escreveu sozinho (e não faz segredo disso) não se dá ares de intelectual, pelo contrário, é uma pessoa bastante humilde, que tudo relata com uma sinceridade desarmante. Foi isso que mais me tocou. Livros destes levam-me a tornar a fazer as pazes com o mundo, quando chego ao ponto de acreditar (e não poucas vezes) que honestidade e sinceridade não são compatíveis com o ser humano. Livros destes tornam-me a dar um pouco de esperança em relação à humanidade, ainda que, para isso, seja necessária a ajuda de… um gato!

«Bob é o meu melhor amigo, ajudou-me a encontrar uma vida nova, muito melhor do que a anterior. Para isso, ele não exige nada de complicado ou de irrealista em troca. Ele deseja apenas que eu esteja a seu lado. E eu estou».


Foto Daily Mail

 A versão original, em inglês, intitula-se A Street Cat Named Bob.





7 comentários:

Bartolomeu disse...

A Janis Joplin também teve um caso com um Bob McGee...
;)

Bartolomeu disse...

https://www.youtube.com/watch?v=WXV_QjenbDw&list=RDWXV_QjenbDw#t=4

Cristina Torrão disse...

Parce que os "Bobs" compensam, tanto p'rá menina, como p'ró menino ;)

Vespinha disse...

Olha... e não é que fiquei com vontade de ler? ;)

Cristina Torrão disse...

Força, Vespinha :)
Entretanto, ele já escreveu mais dois livros sobre a vida dele com Bob. Em setembro, vem a três cidades alemãs, penso que apresentar a versão alemã do terceiro livro. Parece que é a primeira "tourné" que faz no estrangeiro, viajar com o Bob deve ser um pouco difícil. Vai ter autocarro à disposição, não vem de avião, pois os seus leitores não concebem uma sessão de autógrafos sem o famoso gatinho ;)
Por acaso, nesse mês, vou estar em Portugal...

Anónimo disse...

Parece muito, muito interessante.
Fui eu que deixei um comentário no blog "horas extraordinárias", pedindo que sugerisse mais livros com gatos e depois vi o link e vim aqui parar. Um dia destes leio. Não é a minha prioridade a leitura de livros sobre animais, mas de vez em quando leio um ou outro; como este é também sobre um sem-abrigo e sua relação com um gato desperta-me mais a curiosidade.
E já agora, parabéns pelas publicações. São romances históricos? Desculpe se estou a fazer uma pergunta idiota, mas é um género que leio pouco: não desgosto, mas prefiro ler romances de ficção e poesia.
Obrigada!

Lua Azul disse...

Eu, Lua Azul, deixei o meu comentário anterior.