Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

13 de agosto de 2015

O que os adultos podem aprender com as crianças

KiZ online

Normalmente, são as crianças que aprendem com os adultos. Mas porque não tentar o contrário? Afinal, desaprendemos muito, ao crescer, desaprendemos tanto, que não nos lembramos do que é ser criança e ver o mundo através dos olhos de uma criança.

Dez coisas que podemos (re)aprender com crianças:

1 - Ingenuidade
Pablo Picasso passou muito tempo da sua vida a tentar adquirir a visão do mundo das crianças: ingénua e sem esquemas. Parava sempre que via crianças a desenhar algo na rua. «Aprendo sempre algo», dizia ele. E a verdade é que, tal como as crianças, Picasso desenhava rostos de lado como se os visse de frente

2 - Sinceridade
As crianças são capazes de perguntar aos pais, em público, se também neste ano não há dinheiro para férias. A sua frontalidade pode magoar, embaraçar, ou confundir. Por outro lado, se dizem algo agradável a alguém, pode ter-se quase a certeza de que são sinceras.

3 - Rir
Estudos dizem que os adultos riem 15 a 20 vezes por dia. As crianças riem 400 vezes. E o seu riso é contagiante, quem vive com crianças, ri mais vezes.

4 - Brincar
Uma cama é um barco de piratas, uma escada é uma montanha. As crianças podem brincar em qualquer lado, muitas vezes, quase sem brinquedos. E são exímias em trocar os seus papéis num ápice: um monstro transforma-se no super-homem, uma princesa numa corredora de automóveis.

5 - Curiosidade
«Porque é o cimo de uma montanha frio, se está mais perto do sol? Onde estava eu, antes de nascer, já estava morto/a?» As crianças fazem, por vezes, perguntas que qualquer adulto se devia fazer.

6 - Criatividade
As crianças são criativas por natureza. Até criam palavras novas.

7 - Afinidade digital
As crianças são boas a interpretar símbolos. Por isso, mesmo antes de aprenderem a ler, já conseguem manejar o tablet ou o smartphone.

8 - Ouvir
A maior parte dos adultos gosta, sobretudo, de falar e ser ouvido. As crianças gostam de ouvir (e não só contar histórias). Fixam uma grande quantidade de pormenores. Não raro, confrontam os adultos com as próprias contradições.

9 - O olhar para as pequenas coisas
As crianças podem ser muito materialistas. Mas, muitas vezes, o brinquedo de que gostam mais é o mais barato. Numa visita a Paris, não se fascinam com a Torre Eiffel, mas, talvez, com uma pomba a debicar um pedaço de pão, no passeio.

10 - Viver
Talvez a coisa mais importante que as crianças ensinam aos adultos seja: vive o momento! E, talvez por isso, saibam tão bem perdoar. Brigas e tristezas depressa são esquecidas.


Daqui (em alemão; tradução minha).


Sem comentários: