Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

29 de novembro de 2015

Cidades Medievais Portuguesas (4)

Em Santa Maria da Feira, faz-se um lido passeio até ao castelo medieval, situado num enorme e bem tratado parque. O castelo da Feira é muito antigo, de origem moura, e à volta dele foram criadas várias lendas, o que não admira, olhando assim para ele, no meio do arvoredo, com as suas pontas cónicas:


Usei o castelo da Feira para uma cena do meu romance Afonso Henriques, o Homem, relacionada com a barregã Châmoa Gomes. Miguel Bernardes, um empresário de Santa Maria da Feira, aproveitou-a para criar o licor de Chamoa.



 Em Santa Maria da Feira, realiza-se, todos os anos, um dos maiores espetáculos medievais portugueses: a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que ganhou, na Gala dos Eventos em Lisboa, organizada pela Expo Eventos, o prémio de Melhor Evento Público 2014.

Em 2016, a 20 ª edição da Viagem Medieval é simbólica, por isso a organização promete um evento memorável, integralmente dedicada ao reinado de D. Dinis.




2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

É o meu castelo português de eleição, nem que não fosse pelo bom estado de consevação e poderes circular por quase todo o lado. Beijoca!

Cristina Torrão disse...

Já agora: costumas ir à Viagem Medieval?