Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

6 de janeiro de 2016

Fama

Imagem daqui

«Imagina que vai um famoso a passar e ninguém repara! Que aconteceria a todos aqueles que pisam o tapete vermelho usando roupas caras, ou àqueles que sobem ao pódio para festejar uma vitória, se ninguém disso tomasse conhecimento, aplaudisse, ou desmaiasse de emoção? A fama é normalmente proporcionada por aqueles que não a possuem, aqueles que admiram o sucesso alheio a partir da berma, que observam o tapete vermelho por trás da barricada da polícia, ou que olham de longe para o pódio. Os famosos são-no pelos seus espectadores e admiradores.

Há uns anos, a equipa de futebol de uma pequena cidade alemã subiu à primeira divisão e a autarquia resolveu enfeitar as janelas da câmara com as fotografias dos heróis, bem grandes, para se verem ao longe.

Apesar de não ser apreciador de futebol, achei bem. E propus que as janelas da câmara também tivessem lugar para as fotografias daqueles que, nessa cidade, se ocupam dos mais fracos, dos pobres, dos refugiados, e também para quem faz donativos, apesar de não possuir muitas notas na carteira. Afinal, essa gente, tal como os heróis do desporto, contribui para a imagem da cidade.

Até hoje, porém, as fotografias das pessoas que ajudam outros ainda não apareceram nas janelas da câmara».

Christoph Stender
(Padre alemão)

Nota: texto traduzido do alemão


Sem comentários: