Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

29 de janeiro de 2016

Os Melhores Romances



O Projecto Adamastor tinha levado a cabo um inquérito, no último trimestre de 2015, a fim de apurar quais «os melhores romances escritos em língua portuguesa». Os resultados foram publicados e, se não houve grandes surpresas, é sempre interessante verificar quais as preferências dos participantes.

Os grandes vencedores são Eça de Queirós e Saramago. Se Os Maias venceu na categoria de romance, o nosso único Nobel é o primeiro entre os autores. Nesta lista também constam escritores contemporâneos, alguns ainda jovens.




Em paralelo com o inquérito público, o Projecto Adamastor contactou igualmente diversos profissionais ligados à área da edição, por forma a avaliar quais as suas escolhas. Os resultados deste segundo inquérito serão publicados brevemente.

Lembro que no Projecto Adamastor se pode fazer o download gratuito de muitos clássicos da literatura em língua portuguesa.



Sem comentários: