Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

21 de janeiro de 2016

Tutora dos Bastardos




Estátuas de Dom Dinis e Dona Isabel em Leiria

A 21 de Janeiro de 1298, Dom Dinis fez de Dona Isabel tutora de três dos seus filhos bastardos - Pedro Afonso, Afonso Sanches e Fernando Sanches -, para o caso de morrer antes dela e da maioridade dos filhos. Li algures que tal atitude seria um abuso, só permitido pelas qualidades de santa da rainha. Na verdade, era comum os reis medievais terem filhos ilegítimos, perfeitamente aceites pelas rainhas, suas esposas.

Além disso, a vida conjugal de Dom Dinis e de Dona Isabel levanta várias interrogações. Apesar de terem estado mais de quarenta anos casados, só tiveram dois filhos, nascidos nos primeiros anos. Por outro lado, Dom Dinis teve sempre barregãs. Um indício de que não haveria vida conjugal entre o casal real? Teria Dona Isabel optado pelo celibato, considerando a sua missão cumprida, depois de ter dado à luz o príncipe herdeiro? Ou teria ficado infértil, devido a um parto difícil?

Perguntas que ficarão para sempre sem resposta.


2 comentários:

Olinda Melo disse...


Sim, são perguntas sem resposta a não ser que um dia apareçam escritos que permitam desvendar essa parte da vida da Rainha Santa.

Muito obrigada pelos temas que apresenta aqui no seu blogue sobre a História de Portugal.

Bj Olinda

Cristina Torrão disse...

De nada, Olinda.

Ainda bem que gosta.

Bj