Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

08 fevereiro 2016

725º Aniversário de Dom Afonso IV


Fonte


Faz hoje 725 anos que nasceu um dos reis mais enigmáticos da nossa História: Dom Afonso IV

Ficou sobretudo conhecido por ter mandado assassinar Inês de Castro, embora os verdadeiros contornos dessa conspiração permaneçam nebulosos.

Dom Afonso IV era filho de Dom Dinis e de Dona Isabel. Diz-se que era mau e irascível desde a infância, o que não deixa de ser curioso, sendo os seus pais um rei exemplar e uma rainha que foi canonizada. Muitas vezes me pergunto: porque não conseguiram Dom Dinis e Dona Isabel transmitir bom carácter ao filho? E porque nunca Dom Dinis se deu bem com o seu próprio herdeiro? Coisas que ficarão para sempre envolvidas na bruma dos séculos…

Dom Afonso IV casou com a infanta Dona Beatriz de Castela, dois anos mais nova, filha de seu tio-avô, o rei Sancho IV, e de Dona Maria de Molina. O casamento parece ter sido feliz, o que não deixa de ser estranho num homem que se julga não ter conhecido escrúpulos. Afonso IV é mesmo um caso raro entre os monarcas portugueses, pois não se lhe conhecem barregãs nem filhos ilegítimos. 

Terá sido dono de grande moralidade, transmitida pela mãe Dona Isabel? Isto poderia explicar a sua falta de tolerância a desvios de comportamento do seu próprio filho e herdeiro, Dom Pedro I. E também explicaria que, sendo mais ligado à mãe, se tivesse afastado do pai, que parecia preferir a companhia do seu bastardo Afonso Sanches.

A infanta Dona Beatriz de Castela, tornada rainha de Portugal por matrimónio com Afonso IV, viveu na corte portuguesa desde os quatro anos de idade. Foi criada pela sogra Dona Isabel, assim que ficou estabelecido o seu consórcio com o príncipe herdeiro, por ocasião do Tratado de Alcañices, a 12 de Setembro de 1297, onde ficaram definitivamente estabelecidas as fronteiras do reino português. 

 Todas as informações conhecidas sobre Dom Afonso IV estão reunidas na biografia de autoria de Bernardo Vasconcelos e Sousa (Temas e Debates, 2009).


Sem comentários: