Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

19 de abril de 2016

Mosteiro de Santa Clara de Coimbra e Clemente V

Mosteiro de Santa Clara

A 19 de Abril de 1314, Dona Isabel obtém, do papa Clemente V, autorização para fundar o mosteiro de Santa Clara em Coimbra. Neste mesmo dia, a rainha fez o seu primeiro testamento, onde expressa o desejo de ser enterrada em Alcobaça, desejo que virá a modificar num outro testamento, optando por Santa Clara. É curioso verificar que não desejou ser sepultada junto de Dom Dinis, no mosteiro de Odivelas. O Rei Lavrador morreu onze anos antes dela.

Clemente V foi o papa que extinguiu os Templários, tão energicamente defendidos por Dom Dinis, e é curioso verificar que a autorização para a fundação do mosteiro de Santa Clara terá sido das últimas, senão a última, que outorgou, pois morreu apenas um dia depois.
Com a sua morte, cumpria-se a primeira parte da profecia do Mestre francês dos Templários, Jacques de Molay, que, a 18 de Março de 1314, dia em que foi queimado como herege, perto de Paris, previu que o papa e o rei responsáveis pela supressão dos Templários morreriam nesse mesmo ano. De facto, também o rei Filipe IV de França morreu em 1314 (29 de Novembro)!

Clemente e Filipe.jpg
 Imagem daqui

Sem comentários: