Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

30 de novembro de 2017

As Cantigas de Amor e a Realidade


Sem pôr em causa o valor literário e cultural das cantigas de amor, elas funcionavam como uma espécie de armadilha para as mulheres. Elevavam-nas, mas cultivando uma imagem criada pelos homens: a da mulher perfeita, educada, casta, pura. Elogiavam um ideal que não existia, nem existe, influenciado pela imagem da Virgem Maria, divulgada pela igreja. Tanto assim era, que Afonso X de Castela criou as Cantigas de Santa Maria, de louvor à Virgem, baseadas no modelo das cantigas de amor. 




A Idade Média foi uma época de grande discrepância entre a teoria e a prática, em vários aspetos. O papel da mulher era notoriamente submisso. Na vida quotidiana, era mais maltratada do que elevada e nem este tipo de poesia serviu para lhe conceder um estatuto mais considerado. Mesmo as mulheres da alta nobreza estavam sujeitas a serem raptadas, presas, rejeitadas, postas de lado, se os pais e/ou maridos assim o entendessem. Metiam-se em conventos ou, pura e simplesmente, se encarceravam, isoladas do mundo e dadas como loucas ou incapazes, para que os seus maridos pudessem tornar a casar.

A mulher considerada "deusa" é uma cruel armadilha. Afinal, quem, entre nós, quer ficar lá nas alturas, intocável; admirada, mas isolada?

 

1 comentário:

A Nossa Travessa disse...

Querida Cristinhamiga

Belo texto e belas ilustrações. Quem sabe, sabe...:-))))

____________

NOUTRO REGISTO

Anteontem estava muito triste! E continuo a estar. A Raquel tinha ido acompanhar o meu irmão Braz (pois o cancro agravou-se) numa ambulância do INEM ao hospital de Santa Maria! Maldito cancro na próstata!. Estava com dores insuportáveis. O psa que devia ser 4 era 1520!!!!! Obviamente ficou internado.
Estive e estou a esperar aqui em casa porque a bengala que uso não me dá a possibilidade de o acompanhar. Nem quero pensar que ele vai ficar tramado…esperando o final.
Irei dando notícias.
Qjs do que assina desanimado e apavorado
Henrique, o Leãozão