Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

17 de maio de 2018

Memórias de Dona Teresa (4)




«Fui para Viseu, ainda cismando com doenças e morte. Doei a vila de Marzovelos a Dona Gouvilde, grande proprietária viseense e mui minha amiga, que enviuvara de um importante cavaleiro vilão daquela terra. Vivia com as filhas solteiras, todas mui devotas, e fiz a doação pela alma de meu pai e de minha mãe. Além disso, dei-lhes instruções sobre o seu procedimento para a redenção de minha alma e o perdão dos meus pecados, quando chegasse a hora da minha morte. Agora, que ela não tarda, recordo em pormenor que lhes ditei rezarem todos os dias por mim, dar esmola aos pobres no dia de Santiago e fazer cantar todos os domingos duas missas de defuntos».

In "Memórias de Dona Teresa"


  

Nota: a recriação do agradecimento de Dona Teresa a Dona Gouvilde e suas filhas foi levada a cabo pelo grupo Portucale Fidelis, a 05 de Maio de 2018, nos claustros do Museu Nacional Grão Vasco.

 

2 comentários:

A Nossa Travessa disse...

Minha querida Cristinamiga

Teria gostado muito de assistir à recriação mas não tinha sido avisado. De qualquer forma nessa data estava em Cáceres para acertar as condições de mais um cursillo que irei dar na Universidad de Estremadura.
Muitos qjs deste teu amigo e admirador
Henrique, o Leãozão
________
Na Nossa Travessa pode ler-se um artigo intitulado Do smartfone à sogra

Cristina Torrão disse...

Obrigada :-)