Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

07 novembro 2013

E o que têm os escritores portugueses a oferecer aos alemães desinformados?


Espera, há de passar-se alguma coisa!

Assim traduzi Warte nur, es passiert schon was, o título de um livro de contos (os contos, no seu regresso triunfal), agora publicado na Alemanha, do autor e jornalista grego Christos Ikonomou. E de que tratam estes contos? Da atual crise grega. As personagens deixaram de ser donas da sua vida, porque os seus destinos pouco contam na política dos burocratas de Bruxelas, obcecados por números. Como Takis, por exemplo, que perdeu a mulher há pouco tempo e não consegue sustentar sozinho os dois filhos, apesar de ter dois empregos; ou um casal, que já não consegue pagar a renda de casa e será, em breve despejado - enquanto o homem se limita a embebedar-se, enfiado na cama, a mulher, cansada, põe-se em divagações sobre o fracasso das revoluções; ou os reformados, que se encontram numa longa fila de espera, em frente de um consultório médico, e começam a discutir uns com os outros, sobre coisas sem importância, na sua necessidade de descarregar as suas frustrações.

Trata-se de gente sem esperança, gente que se sente traída, depois de uma vida de trabalho e de sacrifícios.

Christos Ikonomou ganhou, em 2011, um prémio literário na Grécia. Os alemães acharam o seu livro digno de ser traduzido e publicado no seu país, cujos cidadãos não fazem ideia do que se passa na Grécia, em Portugal e na Espanha. Quem comprar este livro, ficará mais informado.

E sobre o que escrevem os autores portugueses?


2 comentários:

Alexandre magno guedes alcoforado disse...

DILMA,A PRESIDENTA DO BRASIL,MOSTRA UMA IMAGEM FALSA DO PAÍS:O PIOR SALÁRIO DO MUNDO PROFESSORES RECEBEM.MINHA PRÓPRIA SOGRA PASSOU UM DIA NA MACA DE UM HOSPITAL PÙBLICO PARA SER ATENDIDA.PAGO IMPOSTO DE RENDA CARÍSSIMO SEM TRANSPORTE COLETIVO DECENTE.O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS QUER SER O SUCESSOR,MAS PAGA OS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL:MÈDICOS,ENFERMEIRAS,POLICIAIS,PROFESSORES GANHAM UMA PORCARIA.EXISTEM MAIS CONTRATADOS DO QUE EFETIVOS EM PERNAMBUCO.PIOR DO QUE DILMA.

Cristina Torrão disse...

Sim, ela mostra uma imagem falsa. Quando vemos na TV imagens das manifestações e revoltas, ficamos um pouco admirados e pensamos: eles não estão tão bem como julgamos.