Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

17 de dezembro de 2018

Contos do Portugal Profundo - e uma história brasileira (5)



«Diário de bordo do ano da graça 1721... O navio Rainha dos Anjos de bandeira portuguesa, vindo de Macau para Lisboa, traz nos porões um tesouro na carga de artefactos, presentes da corte chinesa entre pedras preciosas e porcelana fabricada no palácio Imperial do período Kangxi para o Rei de Portugal D. João V. Era madrugada, no lusco-fusco se lhe mantendo vigilantes os grumetes e a tripulação do Rainha. O acompanhará uma pequena esquadra composta de três velozes fragatas. Agora estas, lentamente, manobram na chegada e estrategicamente baixam âncoras para descanso e mantimentos da frota. Porto dos Patos, desde sempre historicamente referência de Sebastião Caboto, escolhido o ser gente pacata e de fácil navegabilidade à larga baía, a lida de abastecimento na ilha do Desterro do Sul do Novo Mundo, Brasil».

In "O Barrete", Cláudia da Silva Tomazi - a história brasileira incluída na coletânea Portugal Profundo.

Os Contos do Portugal Profundo reúnem nove escritores que se conheceram no blogue Horas Extraordinárias, sendo um deles a anfitriã Maria do Rosário Pedreira.

À venda na Amazon:

https://www.amazon.es/Contos-Do-Portugal-Profundo-brasileira/dp/1727085205/ref=olp_product_details?_encoding=UTF8&me=




1 comentário:

Vitor Kuerkos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.