Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

3 de dezembro de 2018

Contos do Portugal Profundo - e uma história brasileira (4)





«Mastigou e atropelou a missa matinal, o que de resto não notaram a Pulquéria Beata e a Isaulinda da Meã, uma surda que nem molho de carqueja e a outra decrépita, ambas empenhadas em ganharem a vida eterna pela via da oração, assistiam à missa rezando o terço tão concentradas, que nem a queda do altar-mor as desviaria da devoção. É latim! Diriam com ar sabedor, se inquiridas a respeito.
A sua verdadeira testemunha, para além do Cristo no altar, que de braços abertos parecia simultaneamente fazer um gesto de resignação impotente a estes atropelos e admirar o panorama que dali abarcava, foi a serra que se avistava pela porta escancarada da igreja. Assim, controlava o evoluir do estado do tempo, enquanto se extasiava com o espectáculo sempre renovado daquela beleza agreste».


In "O Padre Bento", António Luiz Pacheco, conto incluído na coletânea Portugal Profundo


Os Contos do Portugal Profundo reúnem nove escritores que se conheceram no blogue Horas Extraordinárias, sendo um deles a anfitriã Maria do Rosário Pedreira.

À venda na Amazon:


https://www.amazon.es/Contos-Do-Portugal-Profundo-brasileira/dp/1727085205/ref=olp_product_details?_encoding=UTF8&me=


Sem comentários: