Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

16 de setembro de 2018

Memórias de Dona Teresa na Feira do Livro do Porto


«Estou a morrer. Na solidão de um quarto humilde, de paredes despidas.
Conheci o poder, acreditava dominar este mundo e o outro. Julgava poder sair da minha pele, remando contra a maré, dando vazão à ânsia indomável que me consumia. Venci vagas e julguei-me invencível, mesmo quando novas surgiam, cada vez mais altas, atiçadas por vento impiedoso, que desencorajava quem tencionava abrigar-me.
Quão solitário procedimento! Recusei-me a crer que fora longe demais, quando as vagas me roubavam as forças. Recusei-me a aceitar que remava sem avançar, que enfim recuava, até ser despejada na praia, derrotada, fraca, enferma…»

In "Memórias de Dona Teresa"

É já amanhã, da Feira do Livro do Porto:




Sem comentários: