Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

2 de fevereiro de 2019

No Tempo de D. Afonso Henriques



Este livro, com coordenação do Professor Mário Jorge Barroca, reúne as prestações de vários historiadores no colóquio com o mesmo título, promovido pelo museu Alberto Sampaio e que decorreu em Guimarães nos dias 22 e 23 de junho de 2010. Cada historiador abordou um tema, como, por exemplo, a Igreja no tempo de D. Afonso Henriques, a imagem do nosso primeiro rei na escultura medieval portuguesa, a arquitetura militar dessa época, o papel da escrita, a habitação, a alimentação, o vestuário, etc., sem esquecer as terras do sul muçulmano.

O limitar do tempo à época de D. Afonso Henriques - século XII - é de extrema importância. Por falta de documentação coeva, ou de estudos sistemáticos sobre muitos dos temas, há a tendência frequente, mesmo em tratados históricos de alto nível, de alargar o espaço temporal aos séculos XIII, XIV, ou mesmo XV, quando se pretende caracterizar a época da formação da nacionalidade, seja em relação aos costumes, ao paço real, ou mesmo ao vestuário e modo de combater. Um grande exemplo é uma tentativa de explicação da organização territorial, usando as Inquirições levadas a cabo por D. Afonso III em 1258, cerca de 70 anos após a morte de D. Afonso Henriques, como nos diz André Evangelista Marques, no capítulo “A organização do espaço rural no tempo de D. Afonso Henriques: a morfologia do casal entre os textos e as materialidades” (pp. 195 a 227:

«Esta acepção da palavra [casal] pode ser considerada dominante, na medida em que a passagem do tempo a tornou quase hegemónica, como se verifica, logo na primeira metade do século XIII, pela leitura das actas das Inquirições Gerais de 1220 e de 1258.
Mas a realidade foi bem mais complexa e matizada (…) [existe a] tendência para retroprojectar uma realidade característica dos séculos XIII e seguintes (…) A escassez de estudos de história rural para o período anterior a 1200, sobretudo no que respeita ao Entre-Douro-e-Minho, explica o excessivo à-vontade com que esta noção [do casal] se generalizou na literatura e foi aplicada a [outras] cronologias» (p. 210).

Trata-se de um livro imprescindível para quem se interesse pelo início da nossa nacionalidade. Apenas menciono uma certa desilusão, quanto ao capítulo “Viajar no Tempo de D. Afonso Henriques. Vias e Pontes no território vimaranense” (pp. 303 a 357). Como o título o indica, resume-se ao atual distrito de Guimarães e à ligação desta vila (à altura) com outros centros urbanos como Braga, Porto ou Ponte de Lima. Apesar de ser um estudo muito completo e rigoroso, gostaria também de ler sobre outros caminhos e rotas no século XII português. Presumo, porém, que esse estudo, como tantos outros, estará ainda por fazer.

Louve-se, no entanto, o trabalho recente dos historiadores, que originou um verdadeiro avanço no estudo da nossa época medieval neste século XXI. Esperemos que assim continue.


Sem comentários: