Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

17 de agosto de 2024

Lübeck

Além da Casa Buddenbrook, Lübeck tem outras atracções. E eu não poderia ir a esta cidade, sem visitar a Igreja católica do Coração de Jesus, onde se encontra a ala de homenagem aos quatro mártires, dos quais já aqui falei: Hermann Lange, Eduard Müller, Johannes Prassek e Karl-Friedrich Stellbrink - os quatro sacerdotes (três católicos e um luterano) executados pelo regime nazi, a 10 de Novembro de 1943.

2024-07-16 Lübeck 127.JPG

Foto © Horst Neumann

Não vimos tanta gente nesta bonita igreja como tínhamos imaginado. E um conhecido nosso, morador em Lübeck (embora não natural de lá) e com quem nos encontrámos, não tinha ainda ouvido falar destes mártires! Por a homenagem se encontrar numa igreja católica?

2024-07-16 Lübeck 094.JPG

Foto © Horst Neumann

Na verdade, além de, hoje em dia, muita gente, apesar de ser mais ou menos crente, andar afastada das igrejas, os católicos são uma minoria, no Norte da Alemanha, de esmagadora maioria luterana. Muitas vezes, as comunidades católicas sobrevivem à custa dos imigrantes: muitos polacos, bastantes sul-americanos, alguns portugueses e um ou outro espanhol. De qualquer maneira, a igreja do Coração de Jesus estava em muito bom estado e até fomos presenteados com música, tocada ao vivo, no órgão. A entrada na ala de homenagem é gratuita, mas os visitantes costumam deixar um contributo voluntário nas várias caixas de esmolas.

2024-07-16 Lübeck 121.JPG

Foto © Horst Neumann

Ao contrário da igreja católica, a catedral de Lübeck, pertencente à Igreja Luterana, tinha muitos visitantes (os católicos do Norte da Alemanha pertencem à arquidiocese de Hamburgo). Enfim, uma catedral é sempre mais imponente, apesar de esta, para a sua categoria, até nem ser muito grande.

2024-07-16 Lübeck 028.JPG

Foto © Horst Neumann

Nesta fotografia, estou a filmar antigos túmulos, pertencentes a elementos da nobreza dos séculos XVIII e XIX, que me impressionaram pela sua imponência. E aqui está o resultado das filmagens:


 


2 comentários:

  1. Não sabia da existência destes mártires.
    Gostei muito do video.
    Obrigada, Cristina.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  2. A oposição ao regime nazi dentro da Alemanha é pouco conhecida no estrangeiro. E estes quatro clérigos até na própria Alemanha.

    Obrigada eu, Olinda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar