Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

8 de agosto de 2024

Postais de Hamburgo (1)

A Filarmónica de Hamburgo (no original Elbphilharmonie, ou seja, "Filarmónica Elba", nome do rio que banha a cidade), está situada na zona portuária turística. É um edifício recente, de 2016, e a sua construção esteve envolvida em grande polémica.

Iniciada em 2007, estava prevista a sua inauguração para 2010. A construção foi, porém, mais dificil do que o esperado. Entre outras razões, por se ter usado, como base, um antigo armazém portuário, com data de 1963. Com os sucessivos atrasos e os problemas que foram surgindo, os custos, inicialmente calculados em 77 milhões de euros, acabaram por ultrapassar a barreira dos 800 milhões!

Houve críticas arrasadoras, mas, como muitas vezes acontece, a Elphi, como é denominada pelos hamburguenses, tornou-se num ícone da cidade. Além dos espetadores dos concertos, é visitada, todos os anos, por 4 a 5 milhões de turistas, que têm acesso gratuito à "Plaza", a 37 metros de altura, que na verdade é uma varanda a toda a volta do edifício e de onde se tem uma vista fantástica sobre a zona do porto.
 
No seu ponto mais alto, a Filarmónica atinge 110 metros de altura. Além de duas salas de concerto, com uma das melhores acústicas do mundo (a sala maior tem capacidade para 2100 pessoas, a outra possui 550 lugares) alberga um hotel e vários restaurantes. A forma da construção envidraçada evoca velas de navios, ondas marítimas ou mesmo icebergues.
 
 
Nesta foto, apenas se vê o topo envidraçado da Filarmónica, mas fica-se com uma boa ideia da sua localização.
 
 
Acesso à "Plaza",  a enorme varanda, a 37 metros de altura, e aonde se tem acesso gratuito.
 

Em baixo, o antigo armazém que serviu de base. Em cima, a fachada envidraçada. No meio, a "Plaza", por onde andam os turistas.
 

 

 
 

Sem comentários: