Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

28 março 2012

Presos vão escrever livro


Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães vão aprender escrita criativa para perpetuarem em livro as suas «memórias do cárcere», no âmbito de um projeto inserido na Capital Europeia da Cultura.

Parabéns a quem teve esta iniciativa! Normalmente, a auto-estima de quem está preso é muito baixa e há quem acabe numa cadeia porque nunca ninguém lhe ensinou a fazer algo de útil. A escrita de um livro pode ajudar muita dessa gente a descobrir faculdades desconhecidas, ou a conhecer o prazer de construir algo com as próprias mãos. Em suma: pode ajudá-los a serem pessoas melhores.

E quem vir esta iniciativa com desdenho - e comece a fazer afirmações do tipo: agora, qualquer um quer ser escritor; ou: não se é escritor porque se quer, mas porque se pode - está tão preso no seu mundo elitista, que perdeu o contacto com o real e não tem o mínimo de calor humano!

P.S. Espero que também se lembrem das mulheres, neste projecto!

Via Blogtailors

Sem comentários: