Deparamos, sem o saber, com uma exposição sobre publicações da Bíblia ao longo dos tempos, na qual o ponto forte eram as lindíssimas versões da Idade Média, escritas e ilustradas à mão.
Peço desculpa pelos reflexos das vitrinas nas fotografias. Na próxima, que mostra um pormenor, não existe esse problema:
Mas a Bíblia foi também o primeiro livro impresso (em alemão: das erste gedruckte Buch)
Por isso, a exposição foi aproveitada para lembrar aquele que revolucionou o mundo dos livros. Três estudantes imprimiam gratuitamente, com os meios de Gutenberg, uma página, para quem a quisesse levar.
Claro que não resistimos à oferta e aqui está o resultado, que levámos para casa:
É uma passagem do Evangelho de São João (14,6) : Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.
Precioso apontamento, Cristina. Realmente na I.M. a morosidade dos copistas não permitia que todos tivessem acesso aos livros. Mas é um prazer ver esses manuscritos com as suas iluminuras e os seus caracteres tão bem desenhados.
ResponderEliminarGutenberg iniciou uma nova Era. À Biblia impressa em Alemão segue-se a Biblia impressa em línguas nacionais, uma revolução. São os ventos da Reforma.As 95 teses impressas de Martinho Lutero foram o seu primeiro momento...
Bj
Olinda
Agora, são os ebooks que estão a iniciar uma nova Era. Poderão os livros convencionais coexistir com os electrónicos? A ver vamos...
ResponderEliminar