Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

14 de julho de 2018

Vento e Barro



«Soprou-me o vento sobre o barro, assim fez o meu ser, pés colados à terra, cabeça acima das nuvens. Cozeu-me à sua imagem - irascível, instável, amigo de larguezas e solidões. Deu-me por brinquedos imaginação e argila para os moldar - quase sempre aviões, como os que sobrevoavam as vinhas por onde corria descalço, braços abertos como asas tentando elevar-me da mediocridade terrena, e embalado nas descidas pulava barreiras e silvados, e por instantes também eu voava».

Assim se inicia a introdução a esta interessante coletânea de contos. É difícil compreender como um autor que já ganhou alguns prémios literários continua a ser ignorado pelo mundo editorial português. Nesta coletânea, encontram-se inclusive três contos premiados (Prémio Irene Lisboa 2010, Prémio Dr. João Isabel 2010 e 2º lugar no Prémio Dr. João Isabel 2015), dois que mereceram Menção Honrosa (no Prémio Dr. João Isabel 2010 e no VI Prémio Irene Lisboa) e uma Menção Especial no Prémio Glória Marreiros 2013.

É pena que as editoras não se interessem por contos que tão bem caracterizam certos aspetos do ser e do viver português e publiquem, muitas vezes, livros sem interesse nenhum. Ler José C. Catarino é entrar em certos matizes da alma portuguesa, como já tinha referido em relação aos romances Entre Cós e Alpedriz e Um Amor Inventado. Mas se os romances nos davam a conhecer a vida na província, em Vento e Barro muitos contos põem-nos em contacto com a classe média citadina, inculta, interessada apenas em dinheiro e sexo. Há igualmente lugar para a alegoria, no conto O Velho Défice, Empréstimo, o Rapaz e o Burro PIBE, e para a fábula em Pirulito, Rimas e a Associação de Moradores.

Os contos são de leitura aprazível, empolgante, num estilo que nos pinta imagens à frente dos olhos. A criticar encontro apenas alguns finais menos bem conseguidos.

Vento e Barro está disponível na Amazon:



Sem comentários: