Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

7 de junho de 2019

O Implacável Cerco de Almada




A ação deste romance situa-se nos anos de 1383/84, logo a seguir à morte de D. Fernando I, causando uma grave crise de sucessão. D. Fernando I deixou apenas uma filha, D. Beatriz, casada com D. João I de Castela. Por isso, se sentia o monarca castelhano com direito à coroa portuguesa. Foi na sequência destes acontecimentos que D. João Mestre de Avis se declarou rei de Portugal e, como sabemos, a crise só se resolveria com a Batalha de Aljubarrota, em 1385.

Neste romance, D. João I de Castela surge, em 1384, com a sua armada, no Tejo, cercando Lisboa e Almada ao mesmo tempo, a fim de impor a sua autoridade. O autor, António da Costa Neves, faz um bom retrato da época, através da sua personagem principal, João Galo, baseada num tabelião que existiu historicamente. Aqui, João Galo tem apenas 13/14 anos e é filho do regedor Afonso Galo, que faz parte do concelho da vila de Almada. Numa nota inicial, o autor esclarece que não tem a certeza desta relação familiar. Tomou, no entanto, esta opção, em prole do enredo, o que é legítimo, num romancista.

Sendo filho de um notável de Almada, o jovem João Galo mantém-se informado sobre os acontecimentos, que o leitor vê através dos seus olhos. Como disse, a época e a sua linguagem estão bem caracterizadas, assim como a vida do jovem, cujas incertezas e insegurança próprias da adolescência se misturam com os acontecimentos históricos.

Houve, porém, um aspeto que não me pareceu muito credível. João Galo atravessa várias vezes o Tejo, num pequeno barco, esgueirando-se por entre as galés castelhanas, acompanhado do seu futuro sogro (na época, um jovem de 14 anos poderia perfeitamente estar de casamento marcado), a fim de se inteirarem da situação em Lisboa. É certo que eles saem sempre de Almada às escondidas, ao escurecer, ou de manhã muito cedo, disfarçados de pescadores de alguma aldeia próxima (fazem-se ao rio num ponto afastado da vila), a quem os castelhanos não dão grande importância. Pergunto-me, porém, se tal seria possível, já que a finalidade de um cerco era levar os sitiados a morrer de fome. E mesmo que os castelhanos não os considerassem habitantes de Almada, deixá-los-iam andar à vontade?

Não obstante, trata-se de uma boa leitura para quem se interesse pela época e por este tema, em particular.


6 comentários:

José Catarino disse...

Duas notas; no acordo do casamento com D. João de Castela previa-se que o primeiro filho herdaria o trono de Portugal e o filho de D. João de Castela (casamento anterior) herdaria o trono de Castela. Fomos nós que violámos os tratados. O Mestre de Avis, bastardo de D. Pedro, nem seauer era o favorito, mas sim o meio irmão, uma boa alma aue assassinou cobardemente a amante e por isso fugiu para Castela.
É plausível que o moço pudesse entrar em Lisboa, apesar do cerco. Lembras-te do meu romance Gheke Pepe? Não o afirmo por mim, mas porque me baseei no estudo de Fernão Lopes.

Cristina Torrão disse...

Obrigada, não sabia desse pormenor sobre o acordo de casamento com D. João de Castela. Esta época não é o meu forte, nunca pesquisei sobre ela. E o romance que li antes deste, sobre o rei D. Fernando, não referia esse pormenor:

"A Tentação de D. Fernando"
https://andancasmedievais.blogspot.com/2019/03/a-tentacao-de-d-fernando.html

Lembro-me de ler o teu romance, mas já foi há algum tempo e não tenho agora isso presente. Mas se o dizes, acredito. Também achei estranho o autor deste livro cometer um erro desses, porque denota grande conhecimento da época, linguagem inclusive. Aliás, acho que ias gostar de o ler.

José Silva - desempregado tudos dias e no youtube falando merda tudos dias tambem! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
pedro lopes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
joaquim marques disse... disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mr. J Domingues - no youtube disse... disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.