Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

14 de dezembro de 2019

Os Físicos




Os Físicos é uma hilariante peça teatral do suíço Friedrich Dürrenmatt (1921/1990), que escrevia em língua alemã. Talvez ele não seja atualmente muito conhecido no nosso país, mas vários romances e peças de Dürrenmatt foram adaptadas ao cinema. Um dos filmes mais conhecidos intitula-se A Visita (The Visit), realizado em 1964 e protagonizado por Ingrid Bergman e Anthony Quinn.

Caracterizei a peça Os Físicos como hilariante, pois ela está cheia de situações absurdas e cómicas, onde aliás impera o humor negro, o que torna a leitura muito agradável. No entanto, Os Físicos tematiza uma problemática nada risível: físicos geniais e suas descobertas, que tanto podem ser úteis à humanidade, como contribuir para a sua destruição, tudo dependendo das mãos em que cai esse saber. O ponto de partida é o facto de que, sem as descobertas de Einstein, a bomba atómica nunca seria possível. Dürrenmatt tinha 24 anos, quando Hiroxima e Nagasaki foram devastadas pela bomba atómica, ficando impressionado com o poder que o ser humano possui e os efeitos catastróficos que daí podem advir. Os Físicos desenrola-se uma clínica psiquiátrica, local de esconderijo de um cientista genial, na esperança de que o mundo nunca venha a ter contacto com as suas descobertas.

Não encontrei versão portuguesa à venda desta peça, embora ela seja, de vez em quando, levada à cena, como aconteceu, por exemplo, em 2017, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, e na Escola Alemã de Lisboa, a 8 de junho de 2018. Quem esteja interessado em lê-la em inglês pode adquiri-la na wook.pt.

Gostei tanto do estilo e da ironia de Friedrich Dürrenmatt, que lerei, de seguida, uma das suas obras mais famosas: O Juiz e o seu Carrasco.


Sem comentários: