Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

17 de março de 2022

Inter Lapidem

 


Inter Lapidem - "Entre Pedras". João J. A. Madeira, vencedor do Prémio Vergílio Ferreira 2020, atribuído pela Câmara Municipal de Gouveia, não só escreve bem, como tem uma imaginação prodigiosa. Este livro não podia ser mais original: mostra-nos um mundo paralelo ao nosso, entre as pedras da calçada! Um mundo para retratar tudo aquilo que já não vemos, ouvimos e sentimos, porque perdemos a sensibilidade para a beleza e para o que verdadeiramente importa.

Os estranhos habitantes desse mundo Inter Lapidem vivem com a missão de devolver a sensibilidade aos humanos do outro lado (ou acima deles). Uma missão espinhosa, que os leva quase ao desespero, e resolvem “raptar” um homem. Alexandre vive ao ritmo stressante dos nossos dias, esquecendo-se do resto, inclusive de si próprio. Com a saúde arruinada, desmaia em plena calçada. E, antes que o descubram e o levem, os pequenos seres de Inter Lapidem encolhem-no ao seu tamanho quase invisível, a fim de que ele caiba no seu mundo.

As vivências de Alexandre nesse País das Maravilhas consciencializam-no do que desaprendeu. O remédio, porém, não é fácil de encontrar. Os seus novos amigos propõem converter os humanos através da arte. Da música, por exemplo? Será que as pessoas conseguirão recuperar a visão para as coisas realmente importantes, ouvido música sublime?

Músicos são contratados, verdadeiros mestres dos seus instrumentos de eleição. João J. A. Madeira introduz-nos na pele desses músicos, ao incluir relatos de três artistas sobre o significado dos seus instrumentos na sua vida e as sensações experimentadas, quando os tocam.

Em Inter Lapidem, no entanto, as coisas não correm como o esperado. Os terráqueos “normais” permanecem insensíveis à arte, vivendo a correr, obcecados por bens materiais. 

Haverá esperança para o nosso mundo? Deverão os novos amigos de Alexandre desistir da sua missão? Esta é uma pergunta que deixo em aberto, para o caso de haver alguém interessado na leitura deste interessante e bonito livro, à venda online.

Sem comentários: