Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.
23 de setembro de 2013
O Defunto
Nada como a leitura de um dos mestres para desopilar. Este conto de Eça de Queirós, disponível gratutitamente em formato digital no Projecto Adamastor, é uma pequena maravilha. O tema não é comum, em Eça, pois trata-se de um, digamos, conto histórico, situado no ano de 1474, no reino de Castela. «Um cavaleiro moço, de muito limpa linhagem e gentil parecer», D. Rui de Cardenas, herda, de um tio arcediago, moradias e uma horta na cidade de Segóvia. A casa fica «ao lado e na sombra silenciosa da igreja de Nossa Senhora do Pilar» e em frente do «escuro e gradeado palácio de D. Alonso de Lara, fidalgo de grande riqueza e maneiras sombrias, que já na madureza da sua idade, todo grisalho, desposara uma menina falada em Castela pela sua alvura, cabelos cor de sol-claro, e colo de garça real» (eu acho esta escrita simplesmente deliciosa).
Ora, D. Rui de Cardenas, o cavaleiro de «gentil parecer», apaixona-se perdidamente por D. Leonor, «a tão falada e formosa mulher do senhor de Lara». D. Leonor vive muito recolhida, a única saída que o esposo lhe permite é a ida à igreja da Nossa Senhora do Pilar, a mesma que D. Rui de Cardenas frequenta.
Ao desconfiar que o cavaleiro moço cobiça a sua formosa esposa, o fidalgo de Lara constrói-lhe uma cilada, a fim de o matar pelo próprio punho. Mas D. Rui de Cardenas recebe ajuda de um lado nada típico na obra queirosiana: do Além, através de um defunto, cujo cadáver apodrece numa forca.
Há uma fina ironia que atravessa todo o conto, o que o torna ainda mais genial e aprazível de ser lido. São apenas 34 páginas, em formato EPUB, e pode-se descarregar aqui.
O Projecto Adamastor dedica-se à criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição. Além de Eça de Queirós, há Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco, Florbela Espanca e outros. As obras podem ser descarregadas para eReaders, Tablets, Smartphones, etc.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não consigo descarregar...
ResponderEliminarTentaste descarregar para onde?
ResponderEliminar(nota: o Windows, normalmente, não consegue ler documentos em formato EPUB).
então é isso... esta coisa de saber somente ligar e desligar o pc, é no que dá...
ResponderEliminar;))
O formato EPUB adequa-se a Kindles, Kobos e outros "eReaders" do género, ou iPads e Smartphones. No Windows, é preciso um programa especial.
ResponderEliminar(Eu também não percebo muito disso, mas tenho cá em casa quem perceba ;))
És uma escritora cheia de sorte!
ResponderEliminarBem, como escritora, não tenho tido muita sorte (acho eu).
ResponderEliminarNa vida privada, sim ;)
Neste artigo existem informações e ligaçoes para vários leitures no windows: http://www.nextofwindows.com/top-5-epub-reader-for-windows-7/
ResponderEliminarEu tenho 2 ou 3 e o FB reader não é mau.
Já agora há vários sites que disponibilizam obras gratuitas digitalizadas em português. Já fiz download de Pessoa, Saramago,Machado Assis, António Vieira, Cervantes, etc, etc.
Em inglês encontram-se milhares. Batará fazer pesquisa por e-book free.
Obrigada, João :)
ResponderEliminarPara ler os eBooks do Projecto Adamastor necessita de software adequado. Os mais utilizados são o Adobe Digital Editions e o Calibre, mas existem dezenas de programas do género, incluindo plugins que permitem a leitura de ficheiros EPUB no browser.
ResponderEliminarObrigada, Ricardo :)
ResponderEliminar