Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

18 de setembro de 2018

O Guardião do Silêncio





Maravilhoso pequeno-grande livro, que passa/passou despercebido neste complexo mundo editorial, em que se edita tanta coisa que não interessa a ninguém e onde meia dúzia de editoras comandam o mercado de um país com pouco hábitos de leitura. Entre a quantidade de autores portugueses contemporâneos que tenho lido (incluindo vencedores e finalistas de importantes prémios literários), coloco esta obra de Ana Paula Mateus num grupo de quatro ou cinco eleitos.

David, um pintor com apenas um gato por companhia, vive num velho moinho perto da praia, amargurado, remoendo o arrependimento de não ter aproveitado melhor o amor que surgiu na sua vida, uma mulher, cujo retrato ele insiste em pintar, tentando tornar visível o silêncio que sente dentro de si. Matilde é uma professora que vive suspensa numa relação proibida, sem aparente solução à vista. Dá passeios solitários pela praia, onde não pode deixar de reparar no moinho, e acaba por se cruzar com David.

A autora conta-nos as tragédias que envolvem estas duas personagens numa linguagem poética, mas fluida, que deixa sempre o enredo em primeiro plano. Este romance (eu considero-o um romance, apesar de a autora o definir como “quase romance”) mostra-nos como a tristeza pode ser bela.


4 comentários:

Luis Eme disse...

(fiquei curioso, Cristina. A obra encontra-se à venda nas livrarias? - uma boa parte das livrarias pertencem aos "monopolistas"...)

Anna disse...

Tão grata, Cristina Torrão!

Beijinhos <3

Cristina Torrão disse...

Luís, desculpe só agora responder. Mantém-se o problema da falta de notificação, quando alguém aqui comenta.
O livro não deve estar nas livrarias, pois, além de ter sido publicado por editora pequena, já o foi há alguns anos. Talvez em algumas livrarias independentes, como a Ferin, ou uma de Setúbal, bastante famosa, da qual não recordo agora o nome. Mas pode ser comprado online, diretamente à editora:
http://poetica-livros.com/loja/index.php?route=product/product&product_id=422

Cristina Torrão disse...

De nada, Anna, foi um prazer.