Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

25 de março de 2019

Memórias de Dona Teresa (7)




São Gonçalves é uma poetisa portuguesa residente no Luxemburgo. Entre outras coisas, faz um trabalho notável na divulgação da literatura portuguesa naquele país, muitas vezes, em parceria com a Librairie Pessoa.

Tive muito prazer em que ela lesse as "Memórias de Dona Teresa" e apreciei a gentileza de ter publicado a sua opinião:

«É num tom confessional que Cristina Torrão vai dar voz a Dona Teresa. Despojada de tudo, contudo, mantendo uma lucidez de espírito muito aguda, Dona Teresa revisita a sua vida, desde a infância, até estes dias. O dia em que a levaram da casa de sua mãe, o casamento com o conde Dom Henrique, o nascimento e morte de alguns filhos, a alegria da maternidade das filhas e do filho que viria a ser o fundador de Portugal. A viuvez e a consequente tomada de poder na condução do reino.

Cristina Torrão quis com este romance dar voz a uma mulher, que vivendo na idade média, num sistema completamente patriarcal e dominado pelo poder masculino, soube assumir o seu papel na condução do reino, tomar mediadas e posições, enfrentar a família e adversários, pagando muitas vezes um preço demasiado alto. O preço da desacreditação, da solidão e sobretudo o preço da maldade dos outros».

Ler aqui a opinião completa.


Sem comentários: