Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.
Engraçado; estive lá ontem. Adoro aquela catedral! Se não fossem as multidões de turistas, aquilo seria a Idade Média toda ali, em pedra! Faz lembrar as descrições de Victor Hugo a propósito de Notre Damme... Ali respira-se Idade Média...
Santiago de Compostela, é um lugar místico e de grandes contrastes. O ambiente medieval convive na perfeição com o religioso, o cosmopolita, o cultural, o mundano e o profano. Naquele local, cruzam-se diversas origens, culturas e destinos. O Santo, padroeiro dos peregrinos, tem fama de ser orientador de caminhos, uma competência que nos nossos dias faz muita falta aos países e às gentes. Este é um local de que gosto imenso e que visito sempre que me é possível, não com o espírito de peregrinar, mas sim o de absorver. Absorver o ambiente da cidade, sobretudo a parte medieval, o interior da catedral, as ruelas que a cercam, as esplanadas, os bocadillos, a música popular, os rostos das pessoas, o comercio tradicional, as bruxas, os saltimbancos, os músicos, etc. Ó Cristina... e se organizássemos uma Andança Medieval a S. Tiago?! Hmmm? ;)
Engraçado; estive lá ontem.
ResponderEliminarAdoro aquela catedral! Se não fossem as multidões de turistas, aquilo seria a Idade Média toda ali, em pedra! Faz lembrar as descrições de Victor Hugo a propósito de Notre Damme... Ali respira-se Idade Média...
Faltou-te o portal da Glória um dos mais fascinante e ricos portais do mundo...
ResponderEliminarSantiago de Compostela, é um lugar místico e de grandes contrastes.
ResponderEliminarO ambiente medieval convive na perfeição com o religioso, o cosmopolita, o cultural, o mundano e o profano.
Naquele local, cruzam-se diversas origens, culturas e destinos. O Santo, padroeiro dos peregrinos, tem fama de ser orientador de caminhos, uma competência que nos nossos dias faz muita falta aos países e às gentes.
Este é um local de que gosto imenso e que visito sempre que me é possível, não com o espírito de peregrinar, mas sim o de absorver. Absorver o ambiente da cidade, sobretudo a parte medieval, o interior da catedral, as ruelas que a cercam, as esplanadas, os bocadillos, a música popular, os rostos das pessoas, o comercio tradicional, as bruxas, os saltimbancos, os músicos, etc.
Ó Cristina... e se organizássemos uma Andança Medieval a S. Tiago?!
Hmmm?
;)
Manuel, há coincidências destas ;) De resto, de Braga até lá é um saltinho...
ResponderEliminarimplume, isto foi apenas uma pequena selecção.
Bartolomeu, a ver vamos... Mas, este ano, é difícil.
Estive lá este ano e vi o tocador de gaita de foles :)
ResponderEliminar