Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

6 de dezembro de 2013

O que tem D. Afonso Henriques a ver com o Pai Natal?






No dia de São Martinho, o infante D. Sancho festejou o seu trigésimo primeiro aniversário. Foi a última vez que o velho rei deixou os seus aposentos.
O seu fim aproximava-se e, apesar de todos se desdobrarem em cuidados com ele, Afonso pensava muito em Teresa. Sabia-a feliz e segura na Flandres. Mas, de todas as mulheres que amara, era sem dúvida daquela filha que ele sentia mais saudades e seria ela quem mais gostaria de ter a seu lado.
O seu estado piorava de dia para dia e, apesar de a morte representar o alívio do seu sofrimento, ele receava-a. Em momentos de mais desespero, pedia que lhe trouxessem o neto. Ao tocá-lo, Afonso sentia-se imortal. Aquela criança de meses dava-lhe a certeza de que a sua obra persistiria. Seria o terceiro rei de Portugal, o segundo com o seu nome. E D. Afonso II teria igualmente os seus filhos e netos…

Afonso Henriques morreu a 6 de dezembro de 1185. Foi sepultado no túmulo do mosteiro de Santa Cruz, onde a rainha D. Mafalda jazia há quase trinta anos.

 In Afonso Henriques, o Homem


Passam hoje, portanto, 828 anos pela morte de D. Afonso Henriques. E este é igualmente o dia do falecimento de São Nicolau, bispo de Mira, no século IV. A Alemanha é um dos países em que se celebra a festa de São Nicolau. Dita a tradição que o santo distribui presentes pelas crianças. Os presentes passaram a doces, pelo que os mais pequenos costumam receber, neste dia, guloseimas dos pais e parentes. Nalguns mercados de Natal alemães, surge mesmo a figura do bispo São Nicolau, a distribuir a almejada doçaria.


Acontece que foi a figura de São Nicolau que deu origem à do Pai Natal, criada nos EUA. Em Portugal, o santo inspira as festas de estudantes de... Guimarães, intituladas de Festas Nicolinas.
Ele há coincidências...


2 comentários:

Bartolomeu disse...

Quando li a pergunta «O que tem D. Afonso Henriques a ver com o Pai Natal? » Pensei na resposta que me pareceu óbvia: O livro "Afonso Henriques - O Homem" é uma excelente prenda de Natal. Tanto para se oferecer, como para se receber.
Afinal, constato que pretendeste oferecer uma prenda aos teus leitores, oferecendo-lhe este presente de conhecimento.
Muito agradecido, Cristina!

Cristina Torrão disse...

Eu é que agradeço, Bartolomeu :)