Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

24 de novembro de 2014

A Citação da Semana (36)

«Acelerar não ajuda. Partir à hora certa é o mais importante».

Jean de La Fontaine


3 comentários:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Bem, La Fontaine com relação a filosofia (neste pensamento) dá-nos pista a aprendizagem; inclusive estava a ler uma reportagem a pouco donde crianças francesas tem menos déficit de atenção em relação a de outros países. Será?

Bartolomeu disse...

Espera lá... não estou a compreender. Como é que este Senhor da Fonte se arroga o direito a mencionar a palavra "acelerar" se no século XVII não existia nem sequer era sonhado o automóvel. Queres ver que estamos perante o exemplo de uma mente "à frente no tempo"? Se assim é, assiste-me o direito a perguntar: então e o espaço?
Sim, o espaço; uma coisa não existe fora da outra...
Bem, bem. Queres ver que tenho de ir pôr as baterias da máquina do tempo a carregar e ir lá atrás procurar o Jean para termos um conversinha de pé-de-orelha?!
Hmmmm!!!

Cristina Torrão disse...

Cláudia, se o estudo o diz... Penso, no entanto, que não estará necessariamente ligado ao La Fontaine ;)

Bartô, tens a certeza de que no tempo do Senhor da Fonte ainda não existia a palavra "acelerar"? Se não, o erro é meu, que traduzi a frase do alemão (apesar do senhor ter sido francês; mas vi-a num calendário alemão, que é que queres?) Eu podia ter traduzido por "andar" ou "ir à pressa", mas gostei mais desta opção ;)