Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

15 de abril de 2016

Dom Dinis e o Bispo do Porto Dom Vicente


Devido à sua política de centralização de bens na Coroa, Dom Dinis teve muitos problemas com a nobreza e o clero. Um prelado que exerceu forte oposição foi Dom Vicente, bispo do Porto, por sinal, padrinho do Rei Trovador. Aqui, uma cena do meu romance:


Em finais de Junho, Dinis deslocou-se ao Porto, onde o bispo Dom Vicente o recebeu no seu Paço, no ponto mais alto do burgo sobranceiro ao rio Douro. O rei tentava contemporizar, mas o velho bispo mostrava-se intransigente. O monarca comprometera-se a não levantar obstáculos aos eclesiásticos no que se referia a adquirirem bens de raiz e, entretanto, já havia promulgado duas leis de desamortização dos bens do clero. Era um escândalo, declarava Dom Vicente furioso! E não estava sozinho! Junto com o bispo da Guarda Dom João Martins, o de Viseu Dom Egas e o de Lamego Dom João, preparava um libelo com mais acusações contra a Coroa, a fim de o enviar ao papa!
Dinis pretendia evitar tal procedimento a todo o custo:
- Estou certo de que conseguiremos resolver o assunto entre nós!
- Não vejo como, Alteza. Se, passados três anos sobre a Concordata, ainda nos encontramos neste ponto, dificilmente a situação se modificará.
O velho clérigo, ao abrigo da sua idade e da sua experiência, não se deixava intimidar. Fizera frente ao pai e nada o impedia de o fazer ao filho.
Dinis insistiu:
- Presumo que não estareis interessado num novo interdito, depois do trabalho que deu levantá-lo. Seria uma desgraça para o reino! Vós, como homem da Igreja, vedes certamente ainda mais desvantagens nisso do que eu…
- Como homem da Igreja, Dom Dinis, estou preparado para aceitar qualquer castigo que o pontífice resolva impor! O reino sobreviveu a mais de vinte anos de interdito e não deixou de ser cristão. Se for essa a única maneira de acabar com as inquirições abusivas e as escandalosas leis de desamortização, que seja!
Dom Vicente era um osso duro de roer. E Dinis estava cheio do Porto, nunca achara grande beleza no cinzentismo das construções de granito e do próprio Douro, entalado naquele desfiladeiro. E não se livrava da humidade peganhenta. Mesmo agora, que se encontravam no pino do Verão, chovia quase todos os dias!


Nota: o meu romance encontra-se à venda na Leya Online e na Wook, por 6,99 €.

Sem comentários: