Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

9 de junho de 2018

Prémios PORTUGALESER


Infelizmente, não posso estar hoje em Berlim para assistir à cerimónia de entrega dos prémios PORTUGALESER, no Hotel Pestana Tiergarten.


A fim de comemorar os seus vinte e cinco anos, o Portugal Post, o único jornal para portugueses na Alemanha, decidiu distinguir «vinte e cinco personalidades, empresas e instituições que, pela sua atuação, nos mais diversos campos, contribuíram para a dignificação da comunidade portuguesa residente na Alemanha e para o desenvolvimento das relações bilaterais entre o país de origem e de acolhimento. O prémio tem também como objetivo revelar alguns rostos menos conhecidos da comunidade, mas cujo contributo para a sociedade é indiscutível».

Esta é a terceira edição do prémio PORTUGALESER. O nome desta medalha de mérito e dedicação tem a sua origem numa moeda que permite estabelecer uma ligação histórica entre Portugal e a Alemanha.

Por volta de 1500, D. Manuel I mandou cunhar uma moeda de ouro no valor de dez cruzados, pesando cerca de catorze gramas e com um diâmetro superior a trinta milímetros. Foi-lhe dado o nome de “Portuguez”, mas ficou também conhecida por meia dobra.

Imagem daqui

Imagem daqui

Com a fuga de judeus de Portugal e Espanha para a Holanda e Alemanha, nos séculos XVI e XVII, estabeleceu-se uma grande comunidade em Hamburgo. Os mercadores desta cidade hanseática tiveram contacto com o “Portuguez” e ficaram tão fascinados, que cunharam moedas evocativas semelhantes, com um valor de dez ducados, e às quais chamaram “Portugaleser” (ou “Portugalöser”). Ainda hoje, cidadãos eméritos de Hamburgo são homenageados com uma condecoração denominada “Portugaleser”.

E este é o PORTUGALESER que será hoje atribuído pelo jornal Portugal Post:


Desde já, os meus parabéns aos premiados!

Sem comentários: