Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

10 de abril de 2019

1147 - A Conquista de Lisboa




Excelente livro, escrito com muita lucidez e honestidade, à luz dos mais recentes conhecimentos históricos. Além da Conquista de Lisboa, propriamente dita, faz-nos um retrato da situação europeia da época, sob a sina das Cruzadas. Para mim, foi bom cimentar, recordar e esclarecer certos pontos.

O Cerco de Lisboa está descrito ao pormenor, com excelentes descrições dos vários grupos de cruzados, seu armamento e dos engenhos construídos e utilizados. Também nos explica o que se passava dentro das muralhas e quais os recursos bélicos dos muçulmanos.

Para quem se interesse por este tema, o livro é indispensável. Não sei se é utilizado no ensino oficial. Se não, devia!

Parabéns ao autor, Miguel Gomes Martins! Trata-se de autêntico serviço público.
Considero que o ensino da História de Portugal tem de passar por este autor.


P.S. Depois deste, peguei em De Ourique a Aljubarrota - a guerra na Idade Média, igualmente de Miguel Gomes Martins, que aliás faz parte do Plano Nacional de Leitura (com todo o mérito). Aproveito para falar dele aqui, pois, para já, li apenas os capítulos que mais me interessavam: A Batalha de Ourique, A Tomada de Santarém, A Conquista de Lisboa e A Campanha de D. Dinis em Castela. De resto, tem outros temas incontornáveis, como A Guerra Civil Entre D. Sancho II e o Conde de Bologne, A Conquista de Faro, A Batalha Do Salado, etc., sem esquecer a própria Batalha de Aljubarrota.

Este livro será até talvez mais indicado para o ensino da História de Portugal, pois os acontecimentos surgem mais resumidos. O outro será mais para quem quer aprofundar o tema, neste caso, do Cerco de Lisboa.






3 comentários:

Luis Eme disse...

Embora a Idade Média não seja o centro das minhas atenções, fiquei curioso em relação a este livro da Conquista de Lisboa (também por alguma curiosidade local, talvez fale de Almada, que também têm muitas lendas desses tempos...), Cristina.

Cristina Torrão disse...

Por acaso, fala de um massacre acontecido em Almada, durante o cerco de Lisboa, que eu nunca tinha visto tão bem explicado. Mas é um episódio pequeno.
O livro que estou a ler agora, um romance, intitula-se "O Implacável Cerco de Almada" (na barra lateral), ao tempo do Mestre de Avis, antes de ter acontecido a Batalha de Aljubarrota. Os castelhanos cercaram Lisboa e Almada. É muito interessante.

Cristina Torrão disse...

Este comentário serve apenas para assinalar a subscrição, da qual me esqueci, no comentário acima. Caso contrário, não recebo emails com os comentários :-(