Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

21 de abril de 2021

Memórias de Dona Teresa - excertos (1)

 

«Em pequena, poucos momentos de liberdade tive, desde cedo confinada ao recolhimento, à oração, aos bordados e outros lavores. Raramente ousava correr como um moço pelos montes do Bierzo, com a minha melhor companheira, uma cadela, da qual me contaram eu me ter afeiçoado com apenas três anos, sendo a bicha ainda cachorra. Dei-lhe o nome de Loba e asinha me ultrapassou em altura, pois era de raça pastora. Impunha respeito, mas foi sempre mui branda comigo, seguindo-me para todo o lado. Quiçá sentia que eu houvesse mister de amparo e, não tendo rebanho para cuidar, a mim se dedicou.

Torno a descer as pálpebras, a fim de volver a essa infância e me confortar no olhar da cadela, que me dava tudo o que buscava: compreensão, afeto, fidelidade. A Loba consolava-me nos dias mais amargurados e solitários, curava-me o corpo e a alma doridos das tareias e dos ralhos, que me quebravam a alegria de viver».

 


 À venda na livraria online da Poética:

 https://poeticalivros.com/collections/ficcao/products/memorias-de-dona-teresa

 

4 comentários:

Rose disse...

Já comprei!

O incrível é que o compro na plataforma online da FNAC no dia 25 de Abril e chegou cá a casa hoje, 26 de Abril!

Vou ler...

Beijinho

Cristina Torrão disse...

Muito obrigada, Rose.

Gosto de saber que correu tão bem a compra. Mas surpreende-me. Fui agora à fnac.pt e encontrei a indicação de esgotado!

Espero que goste.

Beijinho

Rose disse...

Pois... No domingo havia 1 disponível, agora é meu! Peça à editora para repor stock na FNAC e vá divulgando neste e noutros Blogs seus. Seria óptimo se conseguisse uma parceria com a plataforma da Sapo, por exemplo.

É uma boa montra!

Faça o seu próprio Marketing: entre em contacto com o pessoal! A Cristina é uma excelente autora! Merece que a conheçam.

Vou enviar-lhe uma foto do livro por e-mail.

Eternamente grata,

Beijinho

Cristina Torrão disse...

Eu é que agradeço e muito, Rose!

Beijinho