Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

27 dezembro 2015

Cidades Medievais Portuguesas (8)

Antes de ser conquistada por Dom Afonso Henriques, em Outubro de 1147, a cidade de Lisboa já havia pertencido aos cristãos, mais propriamente, ao avô do nosso primeiro rei, o imperador Afonso VI. A cidade foi-lhe oferecida pelo rei mouro de Badajoz, em 1093, junto com Santarém e o castelo de Sintra, em troca de proteção.

Porém, Afonso VI perdeu Sintra e Lisboa, pelo que responsabilizou o genro Dom Raimundo, conde da Galiza. Curiosamente, foi esta perda que abriu as portas ao protagonismo do conde Dom Henrique, pai de Dom Afonso Henriques, pois o imperador confinou Dom Raimundo à Galiza, entregando o condado Portucalense ao outro genro.

Lisboa só se foi tornando na principal cidade do reino mais de 100 anos depois da sua conquista definitiva, com os reis Dom Afonso III e Dom Dinis.





 







Além do Castelo de São Jorge, também a estação do metro do Martim Moniz evoca a conquista de Lisboa em 1147, homenageando, entre outros, o herói que morreu entalado numa das portas da cidade e os cruzados.
 
Fotografias
© Horst Neumann



Sem comentários: