Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

2 de março de 2012

Passatempo - 865 Anos da Conquista de Santarém

D. Afonso Henriques conquistou Santarém a 15 de Março de 1147 e resolvi iniciar um passatempo, a fim de assinalar a data.

Os mouros não resistiram por muito mais tempo. Os guerreiros de Afonso tomaram conta de todos os edifícios e compartimentos da fortaleza, matando os homens e violando as mulheres por sobre o sangue que manchava os tapetes e as almofadas das luxuosas alcovas.
Quando o Domingo, dia 15 de Março de 1147, amanheceu, já os gritos de sofrimento e agonia tinham cessado. E era o estandarte do rei português, com os seus escudetes azuis em forma de cruz, que a brisa sacudia no cimo da torre de menagem da alcáçova de Santarém.
(Excerto de Afonso Henriques - o Homem)

Quem já leu o meu romance, sabe que eu me esforço na tentativa de não tomar partidos, ou, pelo menos, não exultar demasiado a heroicidade de actos que considero controversos. No caso de Santarém, insisti ainda no facto de os métodos usados estarem em desacordo com o código dos cavaleiros medievais e referi os problemas de consciência que o nosso primeiro monarca teria tido, que, aliás, nos mostram que ele não era aquele carácter insensível por quem se toma. Além disso, eu combato a assumpção de que "dos fracos não reza a História", porque a História, para ser verdadeira, tem de transmitir também a versão dos vencidos.

Contudo, tendo sido a Conquista de Santarém de tão grande importância para a formação da nossa nacionalidade, proponho que escrevam um pequeno texto sobre este tema, que não deve exceder as 300 palavras (cerca de meia página A4 em Times New Roman 12). Dêem livre expressão à vossa criatividade, mesmo que não estejam de acordo com a minha visão dos factos, que podem ler aqui, onde encontram, igualmente, informações sobre o tema.

Enviem-me os textos para andancas@t-online.de. O passatempo encerra às 23:59 horas de Domingo, 11 de Março e o/a vencedor/a, além de ver aqui o seu texto publicado, receberá um exemplar autografado de Afonso Henriques - o Homem.


Cá fico à espera!

Adenda: como alternativa, podem escrever apenas sobre a cidade de Santarém, do passado, ou de hoje.

6 comentários:

Olinda Melo disse...

Excelente iniciativa.

:)

Olinda

Ângelo Marques disse...

um "like"
não sei se participo ma a ideia é muito boa.

JoZé disse...

Conta comigo! :)

Cristina Torrão disse...

Força, Exilado! :)

tina disse...

Vamos ver se me sai um texto digno de lhe enviar.

Não conheço muito bem este episódio, por isso não será fácil.

Vamos ver.

Cristina Torrão disse...

Desejo-lhe boa inspiração, Tina ;)