Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

21 de janeiro de 2015

Os Segredos de Jacinta - Excertos (8)



Passou a viver num estado permanente de ansiedade, um caos interior que contrastava com a rotina monacal, como se alguém houvesse desestabilizado uma balança, não se sabendo para que lado iria pender, nem tão-pouco em qual dos pratos pousava o discernimento, em qual a insânia. No fundo, era indiferente, conquanto vencesse o lado errado, mesmo que o prazer por ele proporcionado fosse efémero. Passara os últimos seis anos a construir um futuro estável e sólido, que culminaria numa velhice tranquila e reputada. Agora, o seu horizonte limitava-se a alguns dias, toda a sua vida parecia convergir para o sábado seguinte, como se, para além dele, não houvesse devir.


2 comentários:

Olinda Melo disse...


Século XII, um século decisivo para a formação do Reino de Portugal, como bem se lê na sinopse de "Os segredos de Jacinta". Este excerto e todos os outros, já publicados, são excelentes incentivos para uma viagem rumo à mentalidade da Idade Média, tendo na mira os segredos que penalizam Jacinta. E é o que eu vou fazer.:)

Bj
Olinda

Cristina Torrão disse...

Obrigada, Olinda :)
Bjs