Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

27 de abril de 2012

A Cidadela Verde de Magdeburgo

Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) foi um arquiteto austríaco, conhecido pelas suas ideias e projetos excêntricos. Dizia ele que a arquitetura de uma casa influencia o bem-estar da pessoa que lá vive. A arquitetura será a nossa terceira pele, que podemos usar ou enfeitar a nosso bel-prazer, sendo a primeira a nossa pele natural e a segunda a nossa roupa.


 




Em 2003, começou a construir-se a Grüne Zitadelle von Magdeburg - «cidadela verde de Magdeburgo».  Como se pode ver, o prédio é predominantemente rosa, "verde" é aqui sinónimo de "ecológico" e refere-se aos materiais usados e ao sistema de aquecimento, por exemplo, concebido de maneira a prejudicar menos o ambiente.



O complexo de apartamentos ficou pronto em 2005 e tivemos o privilégio de o ver e fotografar, na nossa estadia nesta cidade do leste da Alemanha. Aqui, um pormenor das varandas.





Mais uma perspetiva (com chamada de atenção para as colunas, todas diferentes umas das outras).
Claro que é uma questão de gosto, muitos adoram, outros odeiam. Eu acho interessante e não me importava de viver num apartamento assim.






2 comentários:

Bartolomeu disse...

Partilho do teu gosto, Cristina, para mais, sendo um edifício ecológico mas, tem outra vantagem: quando convidamos amigos para nossa casa, não precisamos de grandes exolicações para encontrarem a morada, basta referir que moramos no "edifício verde", como é único, todos o conhecem.
;))

Cristina Torrão disse...

É verdade. Fácil de encontrar, mesmo numa cidade grande. Tínhamos era que nos habituar aos turistas de máquina fotográfica em punho ;)