Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

22 de setembro de 2016

Dom Dinis e Dona Isabel (4)


Estátuas de Dom Dinis e de Dona Isabel em Leiria

Na última década de vida de Dom Dinis, os seus desentendimentos com Dona Isabel eram sobretudo baseados nos conflitos entre o rei e o seu herdeiro que desembocaram numa guerra civil. Parece ponto assente que Dona Isabel defendia o filho, pelo menos, disso foi acusada pelo marido.

Recostado na sua cadeira, o rei inquiriu:
- Vindes repetir aquilo que já me dissestes dezenas de vezes?
- Não propriamente. Um novo receio me atinge.
- Deveras?
- Muitos dos descontentes que se vão queixar a nosso filho podem meter-lhe ideias na cabeça…
Isabel interrompeu-se e o rei inclinou-se sobre a mesa, onde pousou os braços cruzados:
- Que tipo de ideias?
Contra o que lhe era habitual, a rainha hesitou, mas acabou por responder:
- Afonso completou vinte anos, é casado há quase dois… É bem possível que haja por aí gente que lhe lamba as botas na esperança de que ele substitua o pai o mais lesto possível, a fim de que ele satisfaça as suas reivindicações.
Dinis não sabia se havia de desatar às gargalhadas, ou de dar um murro na mesa. A seriedade com que Isabel o encarava acabou por o decidir: mostrar-lhe-ia que tal afirmação só lhe provocava escárnio. Riu-se. E, quanto mais se ria, mais vontade sentia de o fazer. Acabou por dar gargalhadas sinceras, mas a rainha não se deixou impressionar:
- Quereis fazer-me crer que considerais tais suposições absurdas? Que não considerais o perigo?
- Perigo de quê? - replicou ele, ainda entre risos. - Que o meu filho participe numa conspiração, com o fito de me mandar desta para melhor? Sim, porque se essa gente está à espera que eu morra em breve, bem desiludida ficará! - Endireitou-se, de peito feito: - Sinto-me mais saudável do que nunca!
- Eu sei.
- Sim, claro - replicou ele irónico. - Como pude eu pensar que tal pormenor vos escapasse?
- Não considerais a hipótese da deposição?
- Que dizeis?!
Dinis estava agora furioso, Isabel acrescentou:
- Quando existe consenso suficiente à volta do príncipe herdeiro…
- Credes mesmo que Afonso teria poder suficiente para me pôr em tais dificuldades?
No silêncio que se seguiu, Dinis ouvia o eco das próprias palavras, ditas num tom alterado, mais agudo do que o costume. Na verdade, o rei fora novamente atingido pelo receio repentino que lhe causava a lembrança do avô, isolado em Sevilha, deposto pelos nobres do seu reino, que se haviam juntado à volta do filho Sancho. À altura, Alfonso X não era muito mais velho do que ele, que acabara de completar os cinquenta anos.


Dom Dinis Papel (1).JPG


O meu romance sobre Dom Dinis está à venda sob a forma de ebook, por exemplo, na LeYa Online, na Wook, na Kobo e na Amazon (pagamento em euros); Amazon (pagamento em dólares).

No Brasil, está disponível na Livraria Saraiva e na Livraria Cultura.

Para adquirir a versão em papel, contacte-me através do email andancas@t-online.de.

Sem comentários: