Em todos os momentos da História, seja na Antiguidade, na Idade Média, ou no nosso tempo, são as mesmas paixões e os mesmos desígnios que inspiram os humanos. Entender a História é entender melhor a natureza humana.

3 de março de 2016

Amores anglo-germânicos


A 2ª Guerra Mundial influencia as relações entre a Grã-Bretanha e a Alemanha até hoje. No mundo da política, age-se com muita diplomacia, mas, entre as populações, há ainda preconceitos que cheguem. Os britânicos parecem não querer esquecer os bombardeamentos alemães a Londres. Por seu lado, os alemães mantêm viva a memória dos bombardeamentos maciços das cidades alemãs, na última fase da guerra, principalmente o da cidade de Dresden, que ficou em mais de 80% destruída. Ainda hoje, entre os alemães, esse bombardeamento representa um símbolo de um ataque supérfluo, exprimido numa mortandade desnecessária de civis, apesar de a esmagadora maioria concordar que o único responsável por tal absurdo foi o próprio Hitler, na sua teimosia em não se render.

É assim curioso constatar que os atores britânicos parecem apreciar muito as atrizes alemãs.

Daniel Craig, antes de se tornar mundialmente famoso, pois ainda ninguém adivinhava que desempenharia o papel de James Bond, teve uma relação de quase oito anos (entre 1997 e 2004) com a colega alemã Heike Makatsch

Imagem daqui

Hoje em dia, há um outro romance, que até deu em casamento, entre Sam Riley e Alexandra Maria Lara. O ator britânico, que ficou conhecido por desempenhar o papel de Ian Curtis, no filme Control, e do qual falei aqui há pouco tempo, a propósito de O Vale Sombrio, vive inclusivamente em Berlim, com a esposa e o filho comum. Alexandra Maria Lara ficou conhecida por interpretar, em 2004, o papel de Traudl Junge, a secretária de Hitler, no filme Der Untergang (em português: A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich).

Imagem daqui
Bom, na verdade, Alexandra Maria Lara é apenas uma "alemã adotiva". Nasceu em Bucareste e parece que mantém a nacionalidade romena, apesar de viver na Alemanha desde os quatro anos de idade. Os seus pais fugiram para a Alemanha Ocidental, em 1983, para escapar ao regime de Nicolae Ceauşescu na Roménia comunista.

Sem comentários: